´´A NOSSA MISSÃO É FAZER MISSÕES``

´´A NOSSA MISSÃO É FAZER MISSÕES``

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A PROMOÇÃO DE MISSÕES


Já aprendemos a lição de que Missões são a razão de existir da igreja, e todos os dias são dias de missionários para os nossos membros, pois eles são desafiados a orar diariamente por Missões e a praticar a evangelização pessoal todos os dias.

Vejamos a seguir as formas para promover Missões na igreja local:

A Pregação Missionária

Com a pregação o pastor alimenta, orienta, ajuda e dirige o seu rebanho. É responsabilidade do pastor levar a igreja a executar o plano de Deus, e ele tem na pregação uma arma poderosa para atingir esse objetivo. Assim sendo, prepare sermões missionários, leia livros missionários para ter assuntos e ilustrações. Pregue no poder do Espírito Santo! Pregue com autoridade! Se você crê que a Bíblia é a Palavra de Deus, suba ao púlpito da sua igreja e diga: “Assim diz o Senhor!” Faça-o com a autoridade que Deus lhe confere e verá os resultados. No final, faça apelos, mas apelos sérios e conscientes. Muitos crentes tomam decisões emocionais porque os apelos são emocionais. Desafie os membros a levar Deus a sério e a pesar na balança suas decisões.

Quando você pregar a Palavra de Deus e fizer esses apelos, no poder do Espírito Santo, os resultados aparecerão, e sua igreja será transformada. Eu desafio você a usar a primeira oportunidade à grande obra de evangelização do mundo! “Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso; não temas nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”(Js 1.9).

Alguns textos como sugestão para a pregação missionária são: (Gn 12.1-3; Sl 67.1-7; Is 6.1-8; Mc 16.15; At 1.8; etc.)

• Modelos de programas de pregação missionária

 Mensal, bimestral e trimestral – Separe um domingo para pregação e ênfase específica e dirigida às Missões mundiais.

Procure colocar hinos e músicas especiais que se refiram a Missões; se for possível apresente um testemunho ou uma entrevista de um missionário.

Apresente um relatório do ministério dos missionários sustentados por sua igreja.

Apresente alguns slides ou transparências, com material missionário que motive os membros a manter e aumentar seu envolvimento com a evangelização.

 O mês de missões – Para manter a chama de Missões acesa em sua igreja, você poderá separar um mês inteiro para pregar e dar uma ênfase especial em Missões. O ideal é faze-lo seis meses após uma Conferência de Missões, Simpósio de Missões, ou Congresso de Missões, para que haja um equilíbrio no intervalo de tempo.

 O ano todo em missões – Se você preferir, poderá, além da pregação dar uma ênfase mensal a uma necessidade mundial. Vejamos a seguir alguns exemplos:

 Janeiro – Mês da Conferência ou Simpósio de Missões

 Fevereiro – Mês de “Jerusalém”

 Março – Mês da “Judéia”

 Abril – Mês de “Samaria”

 Maio – Mês dos ”Confins da Terra”

 Junho – Mês dos Povos Não Alcançados

 Julho – Mês dos Muçulmanos

 Agosto – Mês dos Hindus

 Setembro – Mês da Janela 10/40

 Outubro – Mês das Religiões Orientais

 Novembro – Mês dos Animistas

 Dezembro – Mês do Brasil

 Todos os domingos com ênfase missionária

 O momento missionário – Separe um momento do culto para dar informações e levar a igreja a orar por um missionário ou por uma nação.

 O boletim – Separe uma página do boletim da igreja para dar informações, colocando trechos de cartas dos missionários, o mapa de um país, pedidos específicos de oração, etc.

 A pregação – Se você faz exposição bíblica todos os domingos, naturalmente está dando ênfase missionária, porque ensina os crentes a serem maduros e frutíferos na vida cristã.

As Motivações Missionárias

É possível usar diversas idéias para motivar o povo da igreja à obra missionária. Além da pregação, essas motivações poderão ser um instrumento de Deus para despertar, ensinar e ajudar o povo a executar a obra missionária.

• Mapas - Quando você mostra o mapa-múndi ao povo, Deus o usa para um despertamento missionário. Infelizmente o nosso povo não conhece bem a geografia mundial; por isso não é motivado e, muitas vezes, não entende o que são Missões mundiais.

Uma das maiores organizações missionárias do mundo, a Operação Mobilização, iniciou seu ministério com navios, por causa da visão que Deus deu a alguns homens, enquanto oravam sobre o mapa-múndi; e eles viram que um dos meios mais práticos de alcançar as nações seria o navio. Oraram, e pediram a Deus, e hoje possuem dois navios para um trabalho de evangelização.

• Estatísticas - Apresente ao povo estatísticas que mostrem a situação mundial. Pode-se utilizar, por exemplo, o livro Intercessão Mundial, de Patrick Johnstone, um manual evangélico que apresenta as estatísticas mundiais e as necessidades de oração, e coloque os números diante da igreja. Deus usará estes números para trazer o peso da responsabilidade sobre os crentes. Deus irá usar essas informações para promover um desafio missionário.

• Cartazes missionários - Muitas agências missionárias tem cartazes de desafio missionário. Além desses, peça aos membros da igreja que façam cartazes especiais sobre missões, afixado-os em lugares estratégicos, onde todos possam ver. Isso será um desafio tanto para quem vê quanto para quem faz. Decore seu templo e dependências com motivos missionários.

• Fotos missionárias – Coloque também em lugares bem visíveis fotos dos missionários de dos campos, para que o povo possa conhecer ou se lembrar deles e de seu local de trabalho. Esse é outro instrumento de Deus para despertar o povo a orar e contribuir para Missões.

• Frases missionárias – uma idéia bem prática é colocar livros nas mãos de jovens e adolescentes e pedir a eles que selecionem algumas frases importantes de desafio missionário. Depois peça-lhes para colocarem as frases em cartazes e preguem em lugares estratégicos para que todos os membros da igreja possam ler.

• Testemunhos missionários – Sempre que possível, traga um missionário, ou mesmo um vocacionado de sua igreja, para que dê o testemunho de seu chamado. Se você souber que há um missionário em sua região, leve-o para falar à sua igreja.

• Ensino bíblico de Missões em todos os ministérios da igreja- Você poderá organizar seu próprio currículo e incorporar os ensinos em todas as áreas de sua igreja, ou usar o curso de missiologia do IMES, em estudo nos lares e em outras reuniões.

• Organize os recursos missionários para a sua igreja

 Biblioteca missionária – Organize uma biblioteca missionária para que os membros da igreja tenham acesso aos livros e às informações e conheçam a obra missionária.

 Discoteca missionária – Organize uma discoteca missionária, comprando CD´s de mensagens missionárias, testemunhos, louvores, etc. Grave seus próprios sermões e coloque tudo a disposição dos membros.

 Videoteca missionária – existem diversos DVD´s de filmes com histórias missionárias, pregações, documentários, etc.

Um comentário:

  1. A paz do Senhor! Que o Senhor continue abençoando pelo lindo trabalho. Gostei muito das sugestões apresentadas. Irei divulgar no blog www.hellengleici.blogspot.com com, dando os devidos creditos.

    fique com Deus

    ResponderExcluir